sábado, 22 de março de 2008

Museu, Memória e Vida -

Por Neila Barreto
O Ministério da Cultura lança nestes dias 22 e 23 de setembro em 305 instituições museológicas do país a lª Primavera dos Museus, cujo objetivo principal é desenvolver uma agenda de atividades sobre o tema aquecimento global e sintonizar os trabalhos dos museus com o meio ambiente.Em Cuiabá esse novo conceito de museu já é uma realidade.
Procurando esclarecer à população que os museus também se preocupam com os assuntos do presente, do futuro e principalmente do meio ambiente, a Prefeitura Municipal inaugurou no dia 18 o Museu do Morro da Caixa d Água Velha, na Rua Comandante Costa.
Antigo reservatório de água inaugurado em 30 de novembro de 1882, no governo do presidente de província José Maria de Alencastro, construída pelos empresários gaúchos João Frick e Carlos Zanota, o reservatório possuía a capacidade para armazenamento de 1 milhão de litros de água, cuja distribuição era feita por gravidade à população cuiabana. É um novo espaço de contemplação da cidade, da cultura e das práticas da educação ambiental, sem deixar de ser um espaço de memória.Outro espaço será o Memorial da Água situado nas dependências das Estações de Tratamento de Água, no bairro Quilombo.
O local funcionará como fonte de memória e de educação ambiental, mesmo abastecendo 60% da capital com água tratada. Sua entrega à comunidade está prevista para o próximo mês de Outubro.Dessa forma, Cuiabá sai na frente, onde os seus projetos de popularização da ciência e da implantação do Museu e do Memorial voltados para a preservação da memória com foco na preocupação com o meio ambiente, ganham espaços revitalizados disponíveis à população.
Mais adiante, a captação de água bruta construída em 1969 localizada ás margens do rio Cuiabá, no bairro Ribeirão do Lipa, também abrigará um espaço de cultura, memória e preservação do meio ambiente, com o nome de Parque Municipal Dante Martins de Oliveira.
Historiador que é o professor Wilson Santos valorizou o projeto de pesquisa histórica sobre o estudo do abastecimento da água, viabilizando em parceria com a Companhia de Saneamento da Capital – SANECAP/IPDU/FAPEMAT o Museu, o Memorial e o Parque, oportunizando a população cuiabana a interação com o passado, presente e futuro, onde o mote principal é a popularização da ciência, da água e do meio ambiente.

Neila Barreto, é professora, jornalista, mestre em história

Nenhum comentário: